Cerimônia de abertura
Painel das manifestações da gastronomia ancestral no Rio de Janeiro
08 de Março de 2024
Casarão Floresta - Ladeira dos Guararapes, 115 - Cosme Velho - RJ.
Online - On Demand
@memoriagastronomicaancestral
Bar do Davi
27 de Fevereiro de 2024
Subimos a Ladeira no Leme em direção ao Chapéu Mangueira, onde encontramos o simpático David fomos conhecer o "Bar do Davi", famoso pela conquista de prêmios na disputa Comida de Buteco, cria pratos esplêndidos misturando a culinária afro-brasileira aos frutos do mar. Conta com afetividade como aprendeu a cozinhar com a mãe e foi vendo que ali tiraria o seu sustento.
Possui dois ambientes, na área de cima possui uma construção de favelas, ideia de um projeto social no Rio Morrinho e Expo Favela.
Casa Omolokum
23 de Fevereiro de 2024
Ainda na Pedra do Sal encontramos a Casa Omolokum, conhecida também como Casa Odara, dirigido pela chef Leila Leão, que com suas raízes e religiosidade construiu uma casa acolhedora e protegida pela mamãe Oxum. Traz em sua fala amorosidade e cuidado na preparação dos pratos que seguem toda uma linha de culto e respeito a cada ingrediente usado.
G G Gourmet/Pequena África
23 de Fevereiro de 2024
Visita realizada o espaço G G Gourmet/Pequena África, dirigido pela Chef Georgia Gomes. O prato Ajejum da Pequena África concorreu no Comida de Buteco em 2023. É um espaço tradicional na preservação da cultura afro-brasileira, assim como também mescla com petiscos que aguçam qualquer um. Georgia nascida e criada no samba, preserva um acervo de imagem e figuras afetivas ligadas a sua história.
Visita a Pedra do Sal
23 de Fevereiro de 2024
A Pedra do Sal fica no Morro da Conceição. Essa área é um dos pontos turísticos mais frequentados, por ser um monumento histórico, é também a reafirmação religioso para da cultura africana.
O Bar Da Pedra abriu as portas no início da década de 80 dirigido por uma mulher negra, em que seu filho deu continuidade. É servido o bolinho de feijão e petiscos variados que reafirmam a culinária afro-brasileira, como o acarajé, sendo o mais degustado.
Bolsista da UNIRIO e equipe técnica da SOLARES presentes.
Bar Da Pedra Localizado na Rua Tia Ciata no Bairro Saúde - RJ
Reunião de coordenação
21 de Fevereiro de 2024
Reunião de coordenação com especialista de campo - Sobre mapeamento de casas, restaurantes e quilombos no Estado do Rio de Janeiro.
AQUILOMBAMENTO
21 de Fevereiro de 2024
Primeira visita ao Quilombo Cultural Urbano Casa do Nando - a Palavra é AQUILOMBAMENTO, no Centro do Rio de Janeiro. Um espaço de resistência através de estudo, resistência preta e manifestações.
Quilombo Cultural Urbano Casa do Nando
Endereço: R. Camerino, 176 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20080-011
Reunião com Nego Bréu
31 de Janeiro de 2024
Reunião na comunidade com o maravilhoso Nego Bréu, que mantém uma cozinha solidária e veio nos mostrar que o espaço está em obra para melhorias com objetivo de iniciar com a cozinha experimental na próxima etapa do projeto. Nego Bréu possui uma história longa na Comunidade do Chapéu Mangueira e defende sua comunidade para que desenvolva ainda mais para as próximas gerações com o envolvimento com a arte de cozinhar.
X Colóquio Memórias da Ancestralidade da Pequena África e sua resistência
13 de Janeiro de 2024
A SOLARES esteve presente no X Colóquio Memórias da Ancestralidade da Pequena África e sua resistência no dia 13/01 para colher no debate a importância da valorização da história dos povos negros e o quanto é imprescindível a preservação da cultura afro-brasileira.
Primeira reunião presencial
10 de Janeiro de 2024
Primeira reunião presencial entre a SOLARES e a coordenadora acadêmica da Unirio com objetivo de organizar as primeiras ações e visitas de campo.